terça-feira, 22 de junho de 2010

Agenda 21 em Frutal


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, através da Diretoria de Articulação institucional, iniciou processos de implantação da Agenda 21 no interior do estado de Minas Gerais. Frutal recebeu a visita do Professor Renato Quintino, coordenador da agenda 21 no estado de Minas Gerais para explanação do que é a agenda 21, e planejar o forum que aqui será realizado em agosto.
O motivo principal da escolha de Frutal para ser a sede da Agenda 21 no Triângulo baseia-se no fato de existir o Programa VERdeMINAS, que tem como órgão gestor a EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, instituição presente em quase todos os 853 municípios mineiros,a existência do Campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), o Programa Internacional HIDROEX / UNESCO entre outras entidades estratégicas para a agenda 21.
O Planejamento dos Processos de Regionalização da Agenda 21, iniciado um junho de 2009, prevê a instalação integrada de pelo menos cinco Fóruns Regionais, até o final de 2010:
a) Alto São Francisco (já iniciado) em Bambuí;
b) Triângulo Mineiro (em fase preparatória) em Frutal;
c) Norte - Brasília de Minas - 2º semestre de 2009;
d) Vale do Jequitinhonha, Ponto dos Volantes;
e) Sul de Minas, Passos.
Inicialmente, o Diretor de Diretoria de Articulação Institucional da SEMAD - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e coordenador da Agenda 21 Estadual, Professor Renato Quintino, realizou na tarde do dia 17 de junho exposição sobre os fundamentos legais, objetivos e trabalhos já realizados no processo de regionalização dos Fóruns iniciados em Bambuí. A reunião contou com a presença da prefeita de Frutal Maria Cecília Marchi Borges (Ciça), do Secretário de Governo França, do Secretário Municipal de Meio Ambiente Zé Neto, da Secretária de Agricultura Maria Lucia, do diretor da UEMG Dr. Ronaldo Wilson Santos, do vice-presidente da FEAM Dr. Gastão Vilela, de vários professores da UEMG, da Polícia Militar Meio Ambiente, do IEF, setor produtivo, do SUS, HIDROEX e representantes dos municípios de Planura e Comendador Gomes.
Após debates, todos os presentes abraçaram a ideia da realização do Fórum Regional do Triângulo Mineiro, em Frutal, que será realizado nos dias 17, 18, 19 e 20 de agosto de 2010, no Campus da UEMG.
No final da tarde a equipe do HIDROEX teve reunião com o coordenador da Agenda 21 Estadual e o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Frutal Zé Neto, quando ficou definida a efetiva participação do HIDROEX na comissão Organizadora do evento de 17 a 20 de agosto. A primeira reunião preparatória da comissão ocorrerá na semana de 21 a 25 de junho. No dia 12 de julho, haverá nova reunião da comissão com o coordenador da Agenda 21 Estadual. Até esta data, deverão ser expedidos convites aos municípios do Triângulo, poder público, setor produtivo e sociedade civil para participarem da instalação do Fórum. Ficou acertado que a palestra inaugural será proferida pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Dr. José Carlos Carvalho no dia 17 de agosto às 19:30.

FOTO DA REUNIÃO (Renato Manfrin)

Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente de Frutal realizada de 06 a 12 de junho de 2010, conseguiu alcançar os objetivos traçados. Foram feitas palestras nas escolas municipais durante toda a semana, e por ser um numero grande de escolas e por interesse que o tema desperta, as palestras continuaram sendo feitas mesmo após o término da semana. Outro ponto positivo foi o recolhimento de 530 litros de óleo de cozinha usado, que se colocado de forma simples a quantidade recolhida, pode parecer pouco, porém se olharmos de outro prisma, este número representa muito, pois a população somente agora é que esta se interando da necessidade de reciclagem deste material e assim acostumando com esta ideia. Outro ponto positivo foi o recolhimento de aproximadamente 3 toneladas de lixo eletrônico, que serão encaminhados para descarte em empresa especializada no assunto. Foram distribuidas para a população aproximadamente 1.900 mudas de árvores, sendo de árvores nativas de cerrado e próprias para reflorestamento urbano. A procura foi muito grande demonstrando o interesse das pessoas pela arborização. Foi realizado também o plantio de mudas de árvores nativas, às margens do Ribeirão Frutal, próximo a área de captação da COPASA, dando inicio ao projeto de recuperação deste ribeirão. Estarei postando artigos específicos de cada uma das atividades em breve.