quarta-feira, 26 de maio de 2010

Reciclagem do Lixo Eletrônico


Os resíduos eletrônicos, também denominados de e-lixo (e-waste em inglês) são os vilões do momento. Eles nada mais são do que artigos eletrônicos que não podem mais ser reaproveitados, como computadores, celulares, notebook, câmeras digitais, MP3 player, entre outros. São considerados lixos eletrônicos também artigos elétricos de casa, como geladeiras, microondas e o que mais você usar em casa que, descartados, podem poluir o planeta.

Quando você troca seu equipamento eletroeletrônico, saiba que ele poderá prejudicar o meio ambiente. Estes equipamentos são produzidos com substâncias nocivas, e uma vez descartados de forma incorreta em locais pouco apropriados como lixões e perto de lençóis freáticos tornam-se problemas ainda maiores.

A organização não governamental Greenpeace estima de 20 a 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas no mundo a cada ano. Ainda de acordo com a ONG, o chamado e-lixo responde hoje por 5% de todo o lixo sólido do mundo, quantia similar à das embalagens plásticas. Com a diferença de que, quando descartados de maneira inadequada, os eletrônicos podem ser mais nocivos.

Esses equipamentos contêm centenas de diferentes materiais – um celular, exemplifica o Greenpeace, tem de 500 a 1 mil componentes diferentes. Na composição de muitos deles há metais pesados, como mercúrio, cádmio e chumbo, que podem poluir o ambiente e prejudicar a saúde das pessoas.

O Brasil produz 2,6Kg de lixo eletrônico por habitante, o equivalente a menos de 1% da produção mundial de resíduos do mundo, porém, a indústria eletrônica continua em expansão. Até 2012 espera-se que o número de computadores existentes no país dobre e chegue a 100 milhões de unidades.

Deste total, 40% se encontram na forma de eletrodomésticos. Aqui no Brasil são fabricados por ano 10 milhões de computadores, e quase nada está sendo reciclado. Apenas de celulares e as baterias que são fabricadas através de componentes tóxicos, são 150 milhões.

Entrarão no mercado anualmente mais 80 milhões de celulares, mas somente 2% serão descartados de forma correta. Os outros 98% serão simplesmente guardados em casa ou despejados no lixo comum, criando ainda mais impacto ambiental.

Pensando nisso a Secretaria de Meio Ambiente de Frutal fará a primeira coleta do e-lixo em nossa cidade, no dia 09 de junho, para dar destinação correta, como mostra a imagem acima.

Participe, leve a escola mais próxima o seu e-lixo.

Coleta do óleo de cozinha usado


Todo mundo usa óleo de cozinha para preparo de nossa alimentação. Mas o que fazer com o óleo utilizado na preparação desses alimentos? Se você joga no ralo, está agindo de maneira errada quando o descarte ocorre em uma região com rede de coleta de esgotos, parte do óleo adere às paredes e absorve outras substâncias. Essa mistura reduz o diâmetro das tubulações prejudicando o transporte do esgoto, aumentando a pressão e os vazamentos, diminuindo a vida útil e provocando o completo entupimento da rede coletora.
As estações de tratamento também não estão preparadas para receber a enorme quantidade de óleo de cozinha despejado pela população (cerca de 200 milhões de litros por ano).
E caso este resíduo seja despejado nos rios provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos que contribuem para enchentes.
Para se ter uma idéia, um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água.

O óleo vegetal utilizado na preparação de alimentos pode se empregado como matéria-prima para diversas indústrias: saboeiras, de detergentes, de ração animal, de biodiesel e de graxas. Mas para que as empresas recebam a matéria-prima reciclada, é necessário que o óleo seja descartado de forma adequada.
Pensando nisto é que a Secretaria de Meio Ambiente de Frutal realizará a primeira coleta deste material em nossa cidade.
Será no dia 07 de junho, segunda feira, como mostra a imagem.
Façamos a nossa parte, vamos entregar para destinação correta o óleo de cozinha usado.
Participe.
Leve até a escola mais próxima.


Semana do Meio Ambiente de Frutal

Será realizada a Semana do Meio Ambiente de Frutal, de 06 a 12 de junho de 2010, em comemoração ao dia internacional do meio ambiente.
- No dia 06 (domingo) será realizado o 2º passeio ciclístico a partir das 08:30 hs, saindo de frente a prefeitura e terminando no parque dos lagos com plantio de mudas.
- Entre os dias 07 e 11 será realizado nas escolas do município palestras sobre o tema meio ambiente.
- No dia 07 (segunda feira) teremos a coleta do óleo de cozinha usado para destinação final, que será recolhido nas escolas municipais, participe levando o óleo usado de sua casa e peça a amigos e vizinhos que façam o mesmo.
- No dia 09 (quarta feira) será a vez de recolhermos o lixo eletrônico, também nas escolas municipais, leve também seu lixo eletrônico a escola mais próxima e estará dando uma grande ajuda ao meio ambiente.
- No dia 10 (quinta feira) será feito um plantio de mudas as margens do ribeirão frutal, na altura da captação da COPASA, dando inicio ao reflorestamento do ribeirão que abastece nossa cidade.
- No dia 11 (sexta feira) será o lançamento do concurso de desenho, redação e poesia com o tema "Meio Ambiente, e eu sem isso", que poderá contar com a participação dos alunos de toda rede escolar do município nas categorias desenhos e redação, e de qualquer cidadão na categoria poesia; será feito também a distribuição de mudas para reflorestamento urbano e de mudas de árvores nativas.
- E para finalizar no dia 12 (sábado) será realizada a 2ª caminhada ecológica que sairá da praça da matriz a partir das 08:00 e terminará no parque dos lagos com plantio de mudas.

Participe.