quarta-feira, 26 de maio de 2010

Coleta do óleo de cozinha usado


Todo mundo usa óleo de cozinha para preparo de nossa alimentação. Mas o que fazer com o óleo utilizado na preparação desses alimentos? Se você joga no ralo, está agindo de maneira errada quando o descarte ocorre em uma região com rede de coleta de esgotos, parte do óleo adere às paredes e absorve outras substâncias. Essa mistura reduz o diâmetro das tubulações prejudicando o transporte do esgoto, aumentando a pressão e os vazamentos, diminuindo a vida útil e provocando o completo entupimento da rede coletora.
As estações de tratamento também não estão preparadas para receber a enorme quantidade de óleo de cozinha despejado pela população (cerca de 200 milhões de litros por ano).
E caso este resíduo seja despejado nos rios provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos que contribuem para enchentes.
Para se ter uma idéia, um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água.

O óleo vegetal utilizado na preparação de alimentos pode se empregado como matéria-prima para diversas indústrias: saboeiras, de detergentes, de ração animal, de biodiesel e de graxas. Mas para que as empresas recebam a matéria-prima reciclada, é necessário que o óleo seja descartado de forma adequada.
Pensando nisto é que a Secretaria de Meio Ambiente de Frutal realizará a primeira coleta deste material em nossa cidade.
Será no dia 07 de junho, segunda feira, como mostra a imagem.
Façamos a nossa parte, vamos entregar para destinação correta o óleo de cozinha usado.
Participe.
Leve até a escola mais próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário