O Simpósio teve como maior objetivo de difundir, para gestores municipais e outros atores locais, conhecimentos e experiências bem-sucedidas no processamento de resíduos sólidos por meio de consórcios intermunicipais.
Pela manhã, houve a abertura oficial do evento e apresentação das políticas estadual e federal de gestão de resíduos sólidos. À tarde, foram apresentados os arranjos territoriais ótimos (ATOs) para a gestão integrada no estado de Minas Gerais, as experiências de gestão intermunicipal de resíduos sólidos urbanos entre eles o consórcio formado por Frutal, Planura e Comendador Gomes.
Esse tipo de consórcio representa um grupo de municípios, resultando no equacionamento de problemas em escala regional, garantido prioridade em relação aos pedidos feitos por municípios isolados. No caso dos consórcios de resíduos sólidos, há também a possibilidade de obtenção de recursos a partir dos produtos resultantes da reciclagem e da compostagem, assim como repasse de ICMS ecológico (Lei Estadual 13.803/00).
Estiveram presentes neste simpósio o Secretário de Meio Ambiente de Frutal, Zé Neto, e o Secretário de Governo de Frutal, Marco Aurélio França, além do Engenheiro da QUEBEC AMBIENTAL, Sérgio Severo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário